sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

"Solilóquios carecas"


"Caraças de cabelo o meu
Que raio de pelo
Valia mais tapá-lo
Disse-me eu
Valia mais cortá-lo
Disse-me ele
(o meu cabelo, claro)
Cortei-o
À escovinha
Nem a largura de um dedo
Soldado raso, parecia eu
Choveu
Deu um frio danado
A falta que me fazia o marafado
Nem penses que eu não cresço
Nem um dedo
Dizia-me ele
(o meu cabelo, pois)
Hoje decidi-me
De hoje e para todo o sempre
De hoje até à eternidade
Depois que desapareçam as estrelas
Depois que sejam só buracos negros
Anãs brancas
Dessas coisas estranhas
Hoje mesmo, tapo-o
Arrumo este malvado
Compro um monte de chápéus
Com abas
Com fitas de cores
Toucas
Boinas
Bonés à Corto Maltese
Cofiós dos negros
Fofos em palhinhas finas
Cinzentos, azuis
Vermelhos, pretos
E verdes
Chapéus verde alface com plumas
Sim, cabelo meu
Fica sabendo
De hoje para a frente
Nem um pelo deixo ver-te
Ficas tão airosa de chapéu
Disse-me ele
(o meu cabelo,
quem havera de sê-lo?!)"
.
(o cabelo é meu, o poema, da Fátima)

9 comentários:

  1. Mena:
    Um poema muito profundo, que eu entendo bem.
    Afinal enganei-me mas tal como o pasto ele cresce quando a Primavera.
    Fazemos dele o que queremos ou o que nos querem fazer.
    Áfinal há chepéus lindos e o tempo deles não passou ainda. Agora até estão bem na "moda"
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Vamos os dois experimentar chapéus? ;) Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  3. Gostei da foto!
    Boa composição e enquadramento!
    Já gora, realmente as aparas de lapis lá no meu blog... nem tinha reparado nelas... :)
    Depois quero ver a pintura da foto ;)
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Muito boas as fotos e o texto. Tenho estado com dificuldades em postar comentários.

    ResponderEliminar
  5. Vasco:
    Bora lá experimentá-los!
    Onde?
    (Obrigada pelo teu comentário nas minhas meninas...)
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Marco reis:
    costumo ser lenta nos desenhos, mas cumpro...
    ;)
    Há-de sair.

    ResponderEliminar
  7. Expresso:
    os comentários tem estado uma confusão.

    ResponderEliminar
  8. a foto está divina

    (e o texto: de quem é? não funciona o link)
    :)

    ResponderEliminar